segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Qual é a diferença?

Diabetes Mellitus Tipo 1
Conhecida como Diabetes insulino dependente, costuma aparecer ainda na infância. Na verdade o corpo está produzindo pouca ou nenhuma insulina. Para tentar reverter ou amenizar este problema é preciso tomar doses de insulina diariamente na intenção da sobrevivência. Por volta de 10% dos diabéticos possuem a do tipo 1, e a causa principal é a hereditariedade
Como isso ocorre?
            No momento em que nos alimentamos, o carboidrato, que pode ser encontrado nos pães, massas, doces, bolos, biscoitos, legumes como: batata, aipim, etc, são transformados em glicose(açúcar),que são absorvidos pelo nosso organismo. Esta mesma glicose é distribuída servindo de fonte de energia para as nossas células, assim que entra em nossa corrente sanguinea. O hormônio responsável pela passagem da glicose da corrente sanguinea para nossas células e outros órgãos de nosso corpo, é a insulina. Pois assim nos mantemos com energia para nossas atividades diárias e principalmente energia para nosso cérebro.
    Quando a pessoa tem diabetes tipo 1, a transferência da glicose não é feita para as células, o sangue então fica com glicose em excesso (hiperglicêmico).


                                       Diabetes Mellitus Tipo 2

A diabetes conhecida como não- insulinodependente, ocorre em 90 a 95% dos casos. Aparece geralmente na idade adulta, por motivos bem comuns: excesso de peso e má alimentação.
 As pesquisas mostram, que crianças que apresentam quadros da doença, na maioria das vezes é por obesidade infantil.
A alimentação com excessos de doces e carboidratos, prejudica a função do pâncreas e pode fazer com que a pessoa passe a necessitar de doses de insulina.

E como ocorre?
A insulina defeituosa, não consegue enviar toda a glicose circulante no sangue que é produzido pelo corpo após a refeição contendo muitos doces e carboidratos para dentro das células, assim todos os problemas aparecem porque o sangue fica com excesso de glicose.





Um comentário:

  1. Está é uma dúvida muito Freqüentes que a população tem, gostei muito do tema e o texto está bem explicativo e de fácil entendimento. Bjos

    ResponderExcluir