quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Compreendendo a Diabetes.

  Seu corpo usa um hormônio chamado insulina para lidar com a glicose, um açúcar simples que é sua principal fonte de energia. Com a Diabetes o organismo não produz insulina ou não é sensível a ela. O corpo passa a produzir altos níveis de glicose no sangue produzindo assim os sintomas da doença.
 
Controle da glicose pelo corpo
  O mais simples dos açúcares no corpo humano chama-se Glicose, que fornece energia para todas as células do corpo. A glicose é captada do sangue pelas células que quebram esta mesma glicose para obter energia. As células cerebrais e sangüíneas vermelhas dependem desta glicose como combustível. A glicose do sangue vem de cada alimento ingerido pelo homem.
Quando ingerimos um alimento, a glicose é absorvida pelos intestinos  e distribuída através da corrente sangüínea para todas as células do corpo. O corpo humano tenta manter um suprimento constante de glicose no sangue para alimentar as células, pois se acontecesse o contrário, as células teriam uma quantidade de  glicose maior que  o necessário logo após a refeição e ficariam desprovidas de glicose entre as refeições e durante a noite. Quando há um suprimento excessivo de glicose, o corpo armazena o excesso no fígado e nos músculos fabricando glicogênio, que é feito de cadeias longas de glicose. Se as reservas de glicose estão baixas, seu corpo mobiliza a glicose armazenada como glicogênio estimulando você a comer. O importante é manter um nível constante de glicose no sangue.
Para a manutenção  de um nível constante de glicose no sangue, seu corpo depende de dois hormônios produzidos no pâncreas com ações opostas: insulina e glucagon.
O pâncreas tem ilhotas com células beta que produzem insulina e células alfa produtoras de glucagon.
A Insulina é feita e secretada pelas células beta das ilhotas pancreáticas, que são pequenas ilhas de células endócrinas no pâncreas. Este hormônio protéico contém 51 aminoácidos necessários para quase todas as células do corpo, seus principais alvos são as células do fígado, células adiposas e células musculares. 
 A insulina age da seguinte forma:
·             estimula as células do fígado e dos músculos para armazenar glicose em forma de glicogênio;
·             estimula as células adiposas para formar gorduras a partir de ácidos graxos e glicerol;
·             estimula as células do fígado e dos músculos a fazer proteínas a partir de aminoácidos;
·             impede as células do fígado e dos rins de fazer glicose a partir de compostos intermediários das vias metabólicas gliconeogênese.
Sendo assim, os nutrientes são armazenados logo após uma refeição, diminuindo as concentrações de glicose, ácidos graxos e aminoácidos na corrente sangüínea.

Pâncreas
Localizado no abdome logo abaixo do estômago, tem a função de produzir enzimas digestivas para quebrar os alimentos e hormônios que regulam a glicose no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário