quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As dificuldades dos adolescentes frente ao diabetes

Na adolescência parece impossível o tratamento do diabetes. O controle glicêmico passa a oscilar de acordo com o humor, a rebeldia e a própria instabilidade do adolescente. As doses de insulina e monitorização das glicemias, que antes eram atentamente seguidas pelos pais, deixam de ter a regularidade necessária ao tratamento desses pacientes.
Os problemas vão desde os excessos alimentares até o jejum prolongado. Isso propicia tanto os picos de hiperglicemia como episódios hipoglicêmicos perigosos. Além disso, omissões nas doses da insulina tornam praticamente impossível a adequação do açúcar no sangue.
Nessa fase da vida, é preciso que o adolescente diabético se sinta engajado em grupos sociais que o respeite, aos quais ele se identifique. Precisa ainda de certo grau de autonomia responsável, que dá a ele a noção das possibilidades de sua vida frente às diferentes formas de encarar a doença.
A evolução do tratamento do diabetes trouxe maior flexibilização em sua dieta e na dosagem de insulina. Atualmente, as novas insulinas e opções de contagem de carboidratos tem dado a eles uma condição ímpar no sentido de alcançarem um controle glicêmicos  razoável a um grau de dificuldade muito menor que antes. Agora, eles podem participar dos eventos sociais de sua idade, praticar atividade física e se sentir menos excluídos.
Por Citen

Nenhum comentário:

Postar um comentário