quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Diabetes, levada a sério por poucos.

O que é diabetes?

 Chamamos de diabetes a doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz mais insulina suficiente, ou quando o corpo já não consegue usar efetivamente a insulina que ele produz. Esta doença atinge por volta de  250 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e é considerada uma epidemia  pelo aumento dos casos de obesidade em  crianças e adultos.
 O aumento do açúcar no sangue, também conhecido como hiperglicemia é um efeito comum da doença sem controle, com o tempo este descontrole pode desencadear sérios danos a vários sistemas do corpo, especialmente nervos e veias. Existem doenças secundárias também provocadas pela Diabetes, como a neuropatia, nefropatia e doenças cardiovasculares que podem levar à óbito muitos dos portadores da Diabetes. Embora sua gravidade, a doença é facilmente diagnosticável e tratável. Na maioria das vezes o tratamento e controle da Diabetes falham por desconhecimento da gravidade da doença
Em 2009 o slogan”Conheça a Diabetes e tome controle”, foi escolhido como tema para a campanha do Dia Mundial de Combate à Diabetes pela Organização Mundial da Saúde.
Durante o mês que segue você ficará sabendo tudo sobre a doença: sintomas, causas, tratamentos, e receberá dicas durante a semana de nutrição, através de dietas preparadas por profissionais da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário