quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Estou ansioso! Posso Combater este mal?

Alimentos redutores da ansiedade
A ansiedade pode atingir tanto os homens quanto as mulheres. Geralmente, essa aflição consome o dia-a-dia e está relacionada com a rotina de trabalho, do lar, dos relacionamentos ou algum problemas em que estamos envolvidos. Essas conturbações podem gerar a ansiedade e muitas vezes as pessoas procuram mascará-la exagerando nas comidas.
Comer tudo que você tem vontade proporciona ao nosso corpo uma sensação de satisfação, de prazer, mas no fundo estamos fazendo as coisas erradas, enganamos nosso organismo deixando-o doente também. A alimentação pode ajudar muito no combate a ansiedade, mas engana-se quem pensa que a maneira correta é devorando uma barra de chocolate ou pote de sorvete.

Os alimentos ricos em triptofano são ótimos para auxiliar na redução do stress, além de aumentarem o bom humor. Tudo isso acontece porque esses aminoácidos ajudam o cérebro a produzir substâncias que promovem o bem-estar. O triptofano pode ser encontrado no leite, aveia, queijo, soja, peru, frango e gergelim.
As proteínas também ajudam muito na produção do bem-estar, além de transmitirem impulsos nervosos ao cérebro, os neurotransmissores. As proteínas podem ser encontradas na soja, leite de soja, peixes, ovos, feijão, queijo, lentinha e outros.
A deficiência de vitamina B, como a B12 e ácido fólico pode desencadear a depressão em algumas pessoas, por isso coloque em sua dieta alimentos que contenham esses nutrientes. Essas vitaminas podem ser adquiridas por meio de suplemento, nas carnes de aves, verduras verde escuro (como espinafre ou couve), laranjas e outras frutas cítricas, além de arroz e feijão.
Sugestão de Cardápio da dieta anti-ansiedade
  • Café da manhã
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado
2 fatias de pão integral light com 1 col. (sobremesa) de cream cheese light e 2 fatias de blanquet de peru
1 ameixa vermelha ou 1 mexerica
  • Lanche da manhã
Polpa de 1 maracujá com 1 col. (sobremesa) de açúcar (opcional)
1 biscoito integral
  • Almoço
Salada de alface à vontade com 1 col. (sopa) de beterraba crua ralada temperada com sal, vinagre e um fio de azeite
3 col. (sopa) de arroz integral
½ concha de feijão
1 filé médio de frango grelhado
3 col. (sopa) de escarola refogada
1 copo (200 ml) de suco de maracujá com adoçante
  • Lanche da tarde
1 taça de salada de frutas com 2 col. (sopa) de groselha light (opcional) e 1 col. (sopa) de cereal sem açúcar
  • Jantar
Salada de folhas verdes à vontade com 1 filé médio de frango desfiado, 1 tomate, ½ pepino, 1 palmito, 1 col. (sopa) de cenoura crua ralada e 2 torradas temperada com molho light de iogurte
1 kiwi ou 1 maçã
  • Ceia
1 fatia de abacaxi
1 xíc. de chá de maracujá

Nenhum comentário:

Postar um comentário